sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Faltam 500 dias

Contagem regressiva para o início dos próximos Jogos Olímpicos. Será a 21ª edição das Olimpíadas de Inverno. Vancouver'2010 terá inicio exatamente no dia 12 de fevereiro daquele ano em quatro cidades (a própria Vancouver, além de Whistler, Richmond e West Vancouver) da província da Columbia Britânica, extremo oeste do continente. Ela é a terceira em tamanho no país e banhada pelo Oceano Pacífico, com mais de oito mil quilómetros de litoral, além de florestas, cordilheiras, rios e lagos. Foi no século XVII que a presença européia surgiu. O comércio de peles tornou-se a atividade mais comum entre os colonizadores britânicos durante os dois séculos seguintes. A capital da província é Victoria muito próxima à Vancouver (foto acima), principal sede dos Jogos de Inverno. Esta também é a terceira mais populosa metrópole canadense contando, hoje, com aproximadamente três milhões de habitantes (perde apenas para Toronto e Montreal). Grande parte dos lugares interessantes da cidade estão em uma area que pode ser explorada a pé. Pode-se começar pelo parque Stanley (foto abaixo), com suas florestas, trilhas e lagos. Continua pelo porto esportivo da cidade, o aquário, o Canadá Place (antigo pavilhão dedicado a Exposição Universal de 1986) e o Museu de Antropologia, um dos mais importantes do Canadá. A informação pode surpreender muita gente, mas Vancouver não fica na Ilha de mesmo nome, onde está a capital da província. Tanto a ilha quanto a cidade foram assim chamadas em homenagem ao Capitão da Marinha britânica George Vancouver, que havia explorado a região em 1792.

A maior cidade do oeste canadense possui clima relativamente ameno no inverno e morno no verão, bem como lindas paisagens naturais em seu entorno, diversos parques, praias e outros locais de recreação. Isto faz de Vancouver um importante pólo turístico. Em 2005, a renomada revista The Economist chegou a apontar a cidade como a mais agradável do mundo para se viver. Em pesquisa mais recente, ela ocupa o terceiro lugar, atrás das suiças Genebra e Zurique.
Ela também é conhecida como Hollywood do Norte. Sua área já foi utilizada para aproximadamente 10% das produções cinematográficas norte-americanas. Muitas séries de televisão e filmes ainda são filmados por lá. Fatores favoráveis como o câmbio do dólar canadiano, localização no mesmo fuso horário de Los Angeles e a diversidade na aparência dos bairros locais, favorecendo a escolha de locações bem variadas.


4 comentários:

Silvio A. Stilla disse...

Uma cidade linda, como são as grandes do Canadá. Morei três anos em Toronto, mas tive o prazer de conhecer outros municipios como Montreal, Otawa e Vancouver. Todas de excelente padrão. Vale a viagem...

pedro antoniades disse...

Aquela torre enorme de fundo, na foto de cima, parece muito com a famosa antena de Tv em Toronto...

Marco Sanchez disse...

Lembra mesmo a CN Tower de Toronto...

Everton Domingues disse...

Pois então, Pedro e Marco, vcs se referem a Torre Nacional Canadense (CN Tower), construída em Toronto no início da década de 70. Ela serve de base para transmissões de rádio e TV, além de área de observação. Tem até um grande restaurante lá em cima dos seus mais de 500m de altura.
Mas a torre de duas fotos desta matéria (a segunda e última) é do Vancouver Lookout Harbour Centre, um prédio esguiu e longo (mais de 130m) com área comercial e serve (no topo) como belo observatório da cidade toda (vc pode circundar a torre no topo dando uma volta completa nela e ver 360º de Vancouver). Ele também tem uma longa torre de radiodifusão bem no cume. Quem for pra lá, vale visitar.
Obrigado pela visita aqui no Vancouver Olímpica. Podendo, visitem meu outro blog, o Beijing Olimpica cujo link está na coluna estreita deste blog.
Abraços