sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Saiba mais: Patinação artística

Muito comparado com o exercício de solo, da ginástica artística. Os atletas individualmente (ou em dupla) executam uma série programada de ações (deslizando, saltando ou rodopiando sobre o gelo) ritmadas por uma musica instrumental durante um tempo previsto. Objetivo das quatro provas é somar maior número de pontos com a realização de movimentos complexos sobre o gelo, aliando técnica com apresentação artística. Única modalidade que possui provas mistas em Jogos Olímpicos de Inverno. Embora o luge também tenha a dupla mista, até hoje só participaram parcerias com homens nesta prova olímpica.
Esporte Olímpico: desde Chamonix’24 (França) – 21 JOI
Histórico: Pode ter surgido na Áustria, em 1860, numa mistura de movimentos acrobáticos e balé sobre o gelo. Mas escoceses e franceses também disputam a paternidade deste esporte um pouco antes (século 17). Porém, foi nos Estados Unidos que ganhou popularidade após as lâminas dos patins de ferro serem substituídas por aço. Assim como o hóquei no gelo, a patinação artística também fez parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos de Verão: Londres’08 e Antuérpia’20.
Maiores campeões: Norte-americanos dominam histórico olímpico com 44 conquistas, sendo 13 ouros, num total de 228 medalhas distribuídas nestes últimos 86 anos. Houve dois tricampeões olímpicos em provas individuais: o sueco Gillis Grafström (1920/24/28) e a norueguesa Sonja Henie (1928/32/36).
Federação Internacional: website ISU
Equipamento: Par de botas com lâmina de aço afiado para executar ações num rinque com área de 30m x 60m.
Onde em 2010: Coliseu do Pacífico (Vancouver)
Provas olímpicas: 4
Disputas: feminina (1), masculina (1) e mistas (2)

Regras básicas
Individual (fem.): No programa curto (2min50), a patinadora realiza uma coreografia contendo oito elementos obrigatórios. Já no programa livre (4min), com maior peso na somatória final, cada atleta escolhe sua música e movimentos. Os tempos têm tolerância (a mais ou a menos) de 10 segundos. Juízes atribuem pontos que são somados possibilitando a classificação final.
Individual (masc.): A única diferença é o tempo um pouco maior no programa livre (4min30).
Dupla (mista): Igual ao individual masculino.
Dança no gelo (mista): A dupla executa movimentos de dança em três programas: dança obrigatória (mesma coreografia e música para todos com tempo total de 2min50), original (mesmo tema coreográfico com cinco elementos obrigatórios e música livre em 2min30) e livre (coreografia com nove elementos obrigatórios e música livres em 4min.).


Vídeo Especial: Assista uma exibição de gala do russo Evgeni Plushenko, campeão olímpico, em Turim'2006. Ele também foi prata em Salt Lake'2002.



Conheça mais detalhes de todas as 15 modalidades olímpicas: Biatlo, Bobsleigh, Curling, Esqui alpino, Esqui cross-country, Esqui livre, Esqui nórdico combinado, Hóquei no gelo, Luge, Patinação artística, Patinação em pista curta, Patinação em velocidade, Salto com esqui, Skeleton e Snowboard. O Vancouver Olímpica também publicou a lista completa das Federações Internacionais de esportes olímpicos de inverno, a cobertura completa dos Mundiais'2009 e as cidades sedes de cada competição destes 21º Jogos Olímpicos de Inverno.

2 comentários:

beth chagas disse...

ola!gostaria de saber o dia da patinaçao artistica feminina.obrigada Beth

Everton Domingues disse...

Olá Beth

O calendário completo das finais da patinação artística é o seguinte:

15/02 - duplas
18/02 - individual masculino
22/02 - dança no gelo
25/02 - individual feminino
27/02 - exibição de gala

Caso queira datas de todos os esportes, aqui tem um post:
http://vancouverolimpica.blogspot.com/2010/02/saiba-mais-sobre-os-esportes-de-inverno.html

Obrigado pela visita... volte mais vezes...